3 de outubro de 2010

Atelier de Massas

3 de outubro de 2010
Se existe um lugar certo para comer massa em Porto Alegre, esse lugar é o Atelier de Massas. Este peculiar restaurante no Centro de Porto Alegre já denuncia, em sua fachada, a intimidade com o mundo das artes. Metade restaurante, metade galeria de arte; totalmente delicioso.

Um dos rituais que faz parte de uma ida ao Atelier é a fila de espera. Nunca fomos lá sem ter que esperar por alguns longos minutos até desocupar uma mesa. A espera é ainda maior quando se está em um grupo maior. Portanto, vá preparado.

O ambiente é super colorido. Nas paredes, pinturas de autoria do proprietário, o artista plástico Gelson Radaelli, e de mais outros tantos artistas gaúchos. Não há um cantinho sequer sem alguma obra.

foto de Henrique Amaral

Uma das coisas que chama a atenção logo na entrada, é o farto buffet de antepasti. É de tontear de tanta opção. Mas fique atento e não caia de bobagem de encher o seu pratinho de queijos e salames! Como essa parte é cobrada por peso, um simples pratinho pode custar mais caro do que você imagina... Guarde-se para as massas!

Esse foi o pratinho de antepasto montado pelo Henrique.

Eu fiz um esforço para não repetir o meu pedido de sempre (os maravilhosos tortéis com molho de queijo) e fui no fettuccine à forestier. A massa é super larga, e vem com um molho a base de creme de leite, vinho tinto, molho bechamel e inglês, iscas de filé, ervilhas e pimenta. Deus do céu! Minha única observação é que o prato não veio muito quente. Não que estivesse frio, mas não veio assim saindo fumacinha, sabem?

O Henrique custou para se decidir diante de tantas opções saborosas e acabou optando pelo spaghetti à Pavarotti, com um molho a base de tomates frescos, manjericão e cogumelos. Todas as massas são caseiras e os molhos super difrentes são criados pelo proprietário. São diversas opções e a maioria bem fora do convencional.

Tomamos um suco de uva integral bem gostoso (só pra fingir que estávamos tomando vinho).

Essa refeição custou cerca de R$ 70,00.

O Atelier de Massas fica na Riachuelo, nº 1482, no Centro de Porto Alegre. Não tem estacionamento próprio, mas tem convênio com uma garagem próxima, na rua Marechal Floriano, bem na frente da entrada do Zaffari. O restaurante abre de segunda à sábado, tanto no almoço, quanto no jantar.

12 comentários:

jordana.

isa, sempre lembrando que dá pra fazer reserva e evitar essas filas inconvenientes! a coisa é chegar lá já detonando no cardápio! hahaha melhor lugar! beijos

Isadora

ahh jor, mas eu fiquei bem fofuxa ali esperando sentadinha, né? hahaha sabia que tu ia comentar esse post, tu adora o atelier, né? bjs

jordana.

sério, é incrível. PENA que o buffet é caro de doer, tipo 100gr = 5 mangos. mas de resto, todos os pratos valem cada centavo.

Jana

ah, mas a espera vale, né?
sem dúvidas é o melhor lugar para saborear massas em poa. :)
e vale ressaltar que o proprietário é sensível aos projetos culturais e sempre apoia iniciativas bacanas como o cineesquemanovo.
bjinhos.

Nice

Adooooro o blog e sigo várias dicas de lugares já nos rendeu ótimas refeiçoes! To sempre seguindo!

Isadora

ô se vale, né Jana! vale cada minutinho :)

Nice, ficamos felizes que você está usando as nossas dicas. Se tiver lugares novos para nos indicar, vamos adorar!!

beijos para as duas.

Anônimo

ganho na mega sena, so come em restaurante xik agora, coisa fina

Mariana Serrano Germani

Oi! Acabei de conhecer o blog de vocês por meio de um comentário deixado no meu blog.
Parabéns! As dicas são ótimas!

Mari

Carol Pogliessi

isa! temo fome e tamo seguindo. adoro o blog, virou catálogo na hora de sair. eu adooooro o atelier! tbm pulo os antepastos pra economizar (hehe). o bom da espera é que dá aquela fome, no final da pajelança eu peço um pãozinho pra molhar no prato hummmmmm. bjos!

Leninha Ramos

Eu curto tanto o Atelier de Massas, que já cheguei a almoçar sozinha lá..rsrsrs. Tudo é uma delícia.

Gastro Passeio

Gostei muito do blog !!! Já virou referência pra mim !
Abraço.
César Probst

Jorge Ramiro

Eu gosto de almoçar sozinho. Porque eu não tenho amigos. Eu nao gosto de que as pessoas falem comigo enquanto eu como. Porque às vezes as pessoas falam muito. Eu estou sempre em algum dos restaurantes em alphaville. Eu sempre vou aos mesmos restaurantes. Se encontro um lugar para mim, eu vou ficar.

 
◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates. Blog Templates created by Web Hosting